A holding é uma forma de proteger o patrimônio da família. Na prática, holding é um CNPJ que gerencia estrategicamente os bens familiares. A holding assegura e propicia o bom planejamento sucessório e a administração de heranças.
A holding pode ser de vários tipos, de acordo com a sua situação e as suas necessidades: patrimonial, familiar, mista, pura, administrativa e de participação.
☑️ Este texto foi verificado. Conta com a revisão e os direcionamentos dos especialistas da NSK3 Prime.
Tipos de holding
Holding patrimonial
Modelo mais focado no proprietário dos bens. Tem o objetivo de preparar e antecipar a herança dos herdeiros.
Holding familiar
É uma empresa formada por pessoas da mesma família, tudo em um mesmo CNPJ. O gerenciamento do patrimônio de uma ou mais pessoas fica sob a responsabilidade dessa empresa.
Pura
Na holding pura, o objetivo é somente participar do capital de outras empresas (a chamada “participação acionária”) e exercer controle na tomada de decisão sobre elas. A holding pura não realiza outras atividades econômicas.
Mista
Diferentemente da anterior, a holding mista concentra essas duas características: participação acionária e realização de outras atividades econômicas.
Holding administrativa
É o modelo que oferece uma administração inteligente, ágil e profissional para as empresas subsidiárias. O grande mérito desse modelo de holding é o de quase sempre ser composto de um grupo de profissionais especializados em gestão empresarial.
Holding de participação
O objetivo aqui é o de ter participação minoritária em várias empresas e não o de exercer algum controle direto sobre esses negócios.
Exemplos de holding
Sabia que o PicPay faz parte de uma holding? A empresa de contas digitais pertence ao grupo J&F Investimentos, presente em 190 países e também controlador da JBS e do Canal Rural.
Como a holding pode te ajudar
Agora que passamos pelos tipos e exemplos, vamos entender as vantagens: como e quando os benefícios de ter uma holding aparecem na vida prática.
- Mais facilidade para executar o planejamento sucessório
- Planejamento e considerável redução tributária
- Estratégia de crescimento interno e expansão do patrimônio
- Gestão de todos os bens da família
- Perpetuação do patrimônio
- Agrupamento de capital
- Riscos evitados e previsibilidade de segurança
- Estruturação flexível das regras de gestão
Temos mais conteúdos sobre holding em nosso blog. Clique aqui para ler na íntegra!
E então, já sabe tudo sobre holding ou ficou alguma dúvida? Nosso time está sempre à disposição para qualquer esclarecimento e avaliação do seu caso. Converse com nossos especialistas e solicite uma análise personalizada. Somos a NSK3 Prime, um grupo prime de gestão patrimonial!
LEIA TAMBÉM:
Como funciona a venda de imóveis pela holding?