Está com algum imóvel desocupado? Quando foi a última vez em que esse bem lhe proporcionou lucro? Neste conteúdo, a NSK3 Prime vai trazer alguns dados que comprovam as desvantagens de deixar um imóvel parado, sem alugar.
Continue a leitura e veja por que você pode estar perdendo dinheiro.
Gera despesas
Aqui vão alguns exemplos de custos fixos que um imóvel tem ou pode ter: IPTU, taxa de condomínio, conta de água e luz, taxa de coleta, jardineiro, eletricista, piscineiro…
Quase tudo isso precisa ser mantido mensalmente com ou sem inquilino e, por mais que pareça pouco, em longo prazo, as despesas podem fazer você ser pego de surpresa com um verdadeiro rombo no orçamento.
Quando você aluga o seu imóvel, acaba que o próprio aluguel pode custear qualquer manutenção ou interferência que você precise fazer. Mensalmente, aquilo que gerava despesa antes passa a gerar lucro.
Deprecia com o tempo
O tempo não perdoa e a estrutura do imóvel pode sofrer com o abandono. Encanamento, elétrica, parede, grama, telha e piso são alguns itens que podem sentir os desgastes pela falta de uso e manutenção. Não ter alguém morando ou visitando o imóvel para que se possa agir na hora pode ter um efeito de “bola de neve” e acumular depreciações, aumentando o prejuízo.
Além disso, terrenos e casas podem se tornar criadouros de doenças, como a dengue, por exemplo. Um ambiente inabitado pode acumular água parada da chuva e ali mesmo se criar um foco perturbador de infecções.
Pode atrair atenção indesejada
Um imóvel desocupado chama atenção, mas nem sempre é das melhores. A habitação irregular é uma realidade, além disso, ladrões, invasores, usuários de drogas ou grupos de baderneiros podem se sentir à vontade para invadir seu território.
Tudo isso pode ser o início de um processo judicial e ninguém quer essa dor de cabeça. Mais um motivo para você ocupar seu imóvel! 😉
Seu patrimônio pode estagnar
Imóvel parado é sinônimo de falta de giro – e falta de giro é sinônimo de estagnação. Depois de tudo o que vimos, deixar seu imóvel desocupado pode fazer com que seu patrimônio pare de crescer ou, quem sabe, até possa diminuir, dependendo do tamanho da despesa.
Você não só deixa de receber o aluguel como, também, acaba precisando investir em algo que não lhe dá retorno financeiro. É prejuízo na certa!
Já ouviu falar em gestão patrimonial?
É preciso garantir as vistorias, o monitoramento, o planejamento e, principalmente, o lucro do seu imóvel desocupado hoje. Quer uma ajuda? Conte com a NSK3 Prime para atuar em todas as áreas do mercado imobiliário e confie seus imóveis a quem pensa como proprietário.
Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Fale conosco!