Só quem faz a gestão de um patrimônio familiar sabe como é importante garantir a sucessão dos bens, para que a família possa continuar com a segurança e solidez financeira.
E muitas vezes este acaba sendo um desafio para os proprietários, pois situações de conflito podem surgir no momento de distribuição, tomada de decisão e gestão dos bens familiares.
Entretanto, existem formas de assegurar uma sucessão patrimonial familiar mais tranquila e a principal delas é investir na resolução de conflitos familiares de forma antecipada. Se você se identifica com alguma das situações abaixo, esse é um sinal de que você deve começar a busca por uma solução.
1. Seus herdeiros não têm qualificação ou interesse em gestão de patrimônio
Após o processo de herança, a gestão dos bens estará nas mãos de outras pessoas na linha de sucessão. Isso significa que os herdeiros precisam estar bem qualificados e interessados nas tarefas burocráticas, para não gerar perdas financeiras ao patrimônio.
Porém, nem sempre os sucessores querem assumir essa responsabilidade ou, mesmo quando têm tal intenção, nem sempre estão qualificados para lidar com os desafios que a gestão de patrimônio familiar exige.
2. Seus sucessores têm opiniões e interesses diferentes
Conflitos familiares também podem acontecer caso os herdeiros tenham opiniões e interesses diferentes em relação ao patrimônio da família. Por exemplo, alguns dos sucessores podem considerar a venda de um imóvel a melhor decisão, enquanto outros podem preferir a locação como melhor alternativa.
Pode parecer uma discussão simples de resolver, mas muitas vezes esse tipo de divergência e a falta de resolução de conflitos familiares faz com que o imóvel fique sem uso durante muitos anos, desvalorizando assim o patrimônio da família.
3. Seus herdeiros têm o patrimônio como única fonte de renda
Esse é um dos principais motivos que levam ao desentendimento entre herdeiros no momento de sucessão dos bens. Digamos que sua família possui diversos imóveis e a rentabilidade proveniente deles será a única ou a principal fonte de renda de alguns sucessores.
Esse tipo de situação costuma gerar desentendimento, pois os interesses pessoais ultrapassam os interesses de manutenção do patrimônio.
Nesse e nos outros dois cenários que citamos, a busca por um conciliador ou mediador neutro auxilia na resolução dos conflitos familiares. Assim, questões de conflito de interesse e relações de proximidade familiar não mais interferem na gestão do patrimônio, assegurando a segurança do mesmo.
Aqui na NSK3 Prime trabalhamos nesta frente, atuando como consultoria especializada. Neste formato, todos os proprietários, se desejarem, passam a ser conselheiros e, não mais, gestores, recebendo feedbacks e opiniões de valor para a tomada de decisões.
Quer saber mais sobre como antecipar e investir em resolução de conflitos familiares? Converse com um de nossos especialistas.
Leia também: