O patrimônio familiar engloba todos os bens que você e sua família levaram anos para adquirir e construir. E, para manter esse patrimônio sólido e seguro, existem algumas ações que precisam ser tomadas. Com elas, você e sua família garantem a sucessão dos bens e a qualidade de vida de suas gerações futuras.
Neste post você entenderá melhor como proteger o patrimônio familiar com 5 passos. Continue a leitura.
Como proteger o patrimônio familiar?
Existem algumas formas de proteger seu patrimônio familiar: gestão própria dos ativos, consultoria especializada, … Seja qual for a sua escolha, algumas ações devem ser tomadas:
1. Faça um levantamento completo dos ativos
O primeiro passo para uma boa gestão e proteção do patrimônio familiar é o controle de todos os ativos que fazem parte do grupo de bens. Se você não tem certeza sobre quais são os bens da família e em que valores eles estão avaliados, os próximos passos da gestão se tornam bem mais complicados.
2. Considere a inflação
Quando falamos em bens familiares e a perpetuação desse patrimônio, é preciso levar em conta a inflação para a tomada de decisão dos investimentos. Afinal, se nada for feito para ultrapassar a inflação, o patrimônio será desvalorizado ao longo dos anos.
3. Crie um planejamento sucessório
O planejamento de sucessão patrimonial é fundamental para a antecipação da herança, para evitar o processo de inventário, para diminuir os custos fiscais e para evitar possíveis conflitos entre os herdeiros.
Por isso, uma das etapas mais importantes é a holding familiar, que possibilita ao proprietário planejar como os bens serão distribuídos e administrados na sucessão dos proprietários para seus herdeiros.
4. Preveja a resolução de conflitos
Infelizmente é comum que conflitos familiares apareçam em situações de inventário e decisões sobre a herança. Esse tipo de situação pode ser evitada, com ações de resolução de conflitos.
Com o auxílio de uma consultoria de gestão patrimonial os herdeiros passam, se desejarem, a ser conselheiros e, não mais, gestores do patrimônio, recebendo feedbacks e opiniões de valor para a tomada de decisões de forma mais neutra, levando em consideração o que é mais interessante para o patrimônio do que para os interesses individuais de cada herdeiro.
5. Crie uma holding familiar
A criação de uma holding familiar é uma das formas de proteger seus bens e de garantir a sucessão patrimonial. Neste formato, uma empresa é criada, com os familiares como sócios e com as decisões tomadas de acordo com todos os envolvidos.
Os bens passam a ser então dessa empresa, nomeia-se um ou mais administradores entre os sócios, que presta contas aos demais herdeiros.
Além dos benefícios dos planejamentos tributários e sucessórios, a holding viabiliza estruturar a gestão patrimonial com flexibilidade, regras personalizadas e autonomia para as tomadas de decisão.
Se você precisa de auxílio com a gestão do seu patrimônio familiar ou com qualquer um dos passos que descrevemos acima, converse agora com um de nossos consultores. Fale com um especialista.
A NSK3 Prime dedica-se a prestar um atendimento exclusivo aos seus clientes, unindo experiência e solidez. As equipes especializadas são compostas por profissionais altamente qualificados prontos para atender as necessidades de cada cliente.
Leia também: