Se você está pensando em alugar seu imóvel direto com o inquilino e dispensar os serviços de uma imobiliária, sugerimos ler este conteúdo até o fim. Você conhece as normas de um contrato de aluguel? Se respondeu “não”, este conteúdo pode te ajudar!
Aqui, vamos falar sobre as possíveis dores de cabeça que o aluguel sem imobiliária pode trazer, passando pelos riscos contratuais, falta de garantias, falhas na comunicação e até golpes. A verdade é que, no dia a dia, uma parcela das pessoas opta por essa prática pela promessa de agilidade, mas não é sempre assim que acontece.
1 – Inadimplência
O aluguel pela imobiliária costuma proporcionar garantias quando o assunto é falta de pagamento do condomínio, do aluguel ou de outras responsabilidades do locatário. Para se livrar do fantasma da inadimplência e não sair no prejuízo, o mais recomendado é contar com a ajuda de profissionais qualificados para fazer a melhor cobertura na garantia locatícia.
Esse profissional de imobiliária não estará ali só para cobrir a dívida em aberto, mas, também, para selecionar melhor o próximo locatário do imóvel e evitar o calote.
2 – Incomodações recorrentes
Para a pessoa que vai alugar, o aluguel direto com o dono significa que este é o único que pode ajudar caso algo aconteça com o imóvel. Para o inquilino, isso pode ser uma dor de cabeça, afinal, todas e quaisquer demandas serão direcionadas sob a responsabilidade do locatário.
O aluguel sem imobiliária não filtra aquilo que pode ou não ser resolvido por você, o que pode acabar tomando tempo, rendendo custos e noites mal dormidas.
Outro ponto importante a ser destacado é a relação entre locador e locatário. Alugando sem uma imobiliária, o dono do imóvel precisa estar à frente de tudo sempre, tendo que lidar com possíveis desconfortos, mal-entendidos e problemas supérfluos.
3 – Desconformidades com a legislação
Optar pelo aluguel sem imobiliária também pode ser um risco na justiça, afinal, todo contrato de aluguel envolve uma série de documentos e trâmites previstos em lei.
A Lei Federal nº 8.245/91, chamada “Lei do Inquilinato”, é a base para a elaboração de um contrato desse tipo, porém, nem sempre as partes envolvidas estão cientes de seus deveres e obrigações.
Alugar pela imobiliária é uma forma de prevenir esse problema, visto que você terá um time inteiro à disposição para tirar dúvidas e esclarecer quaisquer termos.
E então, mudou de ideia sobre o aluguel sem imobiliária? Nossa equipe está aqui para te ajudar. Conheça nossos serviços e entre em contato conosco!
Quer ter o aluguel garantido?
Nós viabilizamos uma nova modalidade para alugar seu imóvel com muito mais segurança na negociação imobiliária de contratos residenciais. Com NSK3 Protege, além do repasse do aluguel, todas as despesas de encargos serão sempre garantidas na data acordada em contrato, sem quaisquer imprevistos.
Vamos marcar uma conversa e otimizar sua gestão patrimonial? É só clicar aqui!