Já se perguntou o que é preciso para fazer a gestão eficiente dos imóveis sem perder tempo e ter muita dor de cabeça? Neste conteúdo, selecionamos as melhores práticas para fazer a administração de imóveis ser mais fluida, segura, planejada e inteligente. Confira abaixo o que dizem nossos especialistas em gestão patrimonial sobre esse tema!
☑️ Este texto foi verificado e conta com a revisão e os direcionamentos dos especialistas da NSK3 Prime. Vamos lá?
Fazer uma seleção de inquilinos confiáveis
O tempo do aluguel boca a boca já passou e deixou provas de que selecionar inquilinos não é luxo, é necessidade. Quando você acha que já viu de tudo, aparece outra incomodação, outro dano ao patrimônio, calote ou comportamento inadequado que incomoda a vizinhança por parte do inquilino.
Para começar esta lista de boas práticas na administração de imóveis, vamos combinar: é preciso fazer uma seleção de inquilinos com entrevista e questionário e exigir garantias e comprovações. Antes de alugar para qualquer um, é necessário conhecer quem é essa pessoa que deseja se tornar inquilino, qual é a sua situação financeira, como está sua situação na praça e qual é o seu histórico como pagador.
Realizar manutenções regulares
Fazer manutenções periódicas e vistorias de entrada e saída do inquilino é uma ação necessária para manter as coisas em ordem e o imóvel em ótimo estado. Com isso, além de não ter o ônus da desvalorização, você consegue preservar seu patrimônio e mantê-lo como uma fonte de renda por gerações.
Os investimentos feitos em manutenções e reformas podem ser recuperados e valorizam o passe do seu imóvel. Se a estrutura estiver em dia, mais famílias tendem a procurar e fechar negócio.
Resolver problemas emergenciais com inteligência e agilidade
Outra prática importante para ter uma boa administração de imóveis é trabalhar com a resolução rápida e eficiente de qualquer problema emergencial que possa surgir. Esse hábito importantíssimo ajuda a evitar o efeito “bola de neve” em todas as áreas da gestão imobiliária. Prazos, documentos, assinaturas, entregas, geração e envio de boletos, tudo isso e muito mais deve ser resolvido com antecedência ou máxima agilidade dentro de um planejamento bem estruturado.
Assim, você poderá evitar uma série de erros e prejuízos futuros com seu patrimônio. 😉
Maximizar o retorno financeiro
A última prática de administração de imóveis que fecha a nossa lista é a maximização do retorno financeiro, ou seja, o aumento constante da taxa de rentabilidade dos negócios da família.
Para fazer isso, é preciso mapear as possibilidades, planejar as ações, encontrar o melhor jeito para executá-las e, finalmente, mensurar resultados para comprovar que o retorno financeiro aumentou.
Na prática, para estruturar e colocar qualquer plano de maximização do retorno financeiro em prática, é ideal conhecer o mercado e suas nuances e também entender de previsibilidade. Assim, as decisões são tomadas com base em dados incontestáveis, que trarão um resultado sólido, satisfatório e, principalmente, lucrativo!
Gostou do conteúdo? Tudo que colocamos nele é aquilo que fazemos em nosso dia a dia, ou seja, ações que deixam a administração de imóveis mais estruturada e segura contra imprevistos ou crises. Achamos que você pode se interessar por:
Desvantagens de fazer administração própria do patrimônio
Aluguel sem imobiliária: 3 desvantagens e riscos